Made in Brazil Intelig lança banda larga via rede elétrica de até 15Mbps
Depois que a Aneel aprovou a regulamentação de banda larga via rede elétrica, no ano passado, esperava-se que as primeiras ofertas do serviço surgissem agora em 2010. De fato: a Intelig, que faz parte da TIM, agora oferece serviço de banda larga via rede eletrica de 5 a 15Mbps — por enquanto só na cidade de São Paulo, mas o objetivo é oferecê-la aos poucos em todo o país.
A banda larga via rede elétrica usa a infraestrutura da AES Eletropaulo Telecom, e está disponível por enquanto só nos bairros paulistanos de Moema, Pinheiros e Jardins, para 18 mil residências. Com preços a partir de R$84,90 para 5Mbps, o plano inclui também uma linha fixa da Intelig.
A instalação parece ser bem simples: o técnico visita você, o modem da banda larga via rede elétrica (como o da foto acima) é encaixado na tomada, e pronto — você esta conectado à interwebs. Mas como funciona essa bruxaria de converter energia elétrica em internet? Na verdade não é isso que acontece: os dados trafegam pelo cobre da fiação da sua casa. O G1 fez um infográfico explicando direitinho como isso funciona.
Como a internet via rede elética ainda está começando no Brasil, imagino que o serviço enfrente alguma instabilidade no começo, mas R$85 por 5Mbps me parece um negócio razoável, especialmente se eu não precisar espalhar fios pela casa. Eu moro em São Paulo, e só de pensar que um dia esse serviço vai chegar aqui em casa — e quem sabe a GVT também, com seus preços camaradas — fico já com água na boca. [Intelig via Folha e Info]
Internet
Comentários
Postar um comentário